quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Paixão



Interessante escrever sobre a paixão por que em determinados períodos de nossas vidas, ela nos move com uma precisão imensa e nos cega diante da realidade como uma doença ocular em seus estágios terminais.

Ela nos mexe, nos impulsiona, faz nos comportarmos como crianças diante de um belo doce. Beneficia nossa pele, alma e espírito. Faz acreditarmos que o dia de amanhã será melhor e que se nos oferecermos por completo hoje, seremos gratificados amanhã. Exatamente por essa entrega total e sem ressentimentos que faz com que pior que outrora, esteja por vir o mais rapidamenten possível.

Estar apaixonado faz nos acreditar nos contos de fadas, nos romances irreais, em um trabalho pleno, uma vida satisfatória, um namoro ideal, uma profissão 100% gratificante etc. Tudo vivido através do imaginário ou do pouco contato estabelecido,  da falta de experiência e do contato com o fantasioso, oriundo dos nossos sonhos.

Não estou aqui querendo banir ou condenar a paixão. Pelo contrário, quero expor as vantagens e desvantagens da paixão e o uso racional dela. Ou será que nessa somos irracionais quando estamos apaixonados?

Quando você se apaixona por algo, por uma profissão ou até mesmo uma pessoa, você passa a ter o conhecimento superficial para o acometimento da paixão. É como se você entrasse em um túnel jamais visto, repleto de coisas que você  admirava e sonhava um dia ter e que agora se materializou. Estabelecendo-se assim contato visual e superficial, do belo do fantástico.

A partir de então você passa a planejar e sonhar com esse determinado túnel no seu quarto Como parte de sua casa. Seu ponto de aconchego, deixando-se levar pelo inimigo oculto: o subconsciente. E a partir daí os sonhos em conjunto com a realidade vão lhe cegar perante a realidade.
 
É como viver no mundo da magia, onde você e a sua ilusão são os autores e diretores dessa história. Não deixando que nada interfira nessa “felicidade”, nesse “ápice” do prazer total.

Um simples gesto, um toque, uma palavra, um telefonema são as provas imaginárias que você necessita para cativar essa “abdução” do coração. Uma afirmativa que o seu sonho não é ilusão.

No caso especifico do túnel, você passa a acreditar que tudo aquilo estava a sua espera por anos e que o seu passado deve ser ignorado. Pois se ele veio parar em suas mãos foi por quê ninguém o cuidou suficiente para pertencê-lo.

Ele passa a ser a "vítima" da sua história e você tem a missão de provar a ele o seu devido valor.Fazendo você esquecer que em todos os contos, romances ou histórias existem vilões, que muitas das vezes podem ser a “realidade” que nos cerca ou até mesmo o seu parceiro que está lhe alienando de falsas promessas e discursos.
 
E chega a hora que o castelo começa a desmoronar, pois não somos perfeitos e nem toda “mentira” perdura para sempre. É como na faculdade onde a teoria funciona muito bem longe da pratica vivenciada. Onde temos que lidar com tantas dificuldades que nos paralisamos diante de tantos conflitos.

Es la vida!! Simples e complicada. Suave e dura. Maleável e forte. Basta maturidade e experiência para enxergar com clareza as provações que temos que passar para nos tornamos melhores. Somos exatamente isso, fruto de nossas escolhas e todos os dias estamos fazendo as nossas. Boa sorte pra você e boas escolhas em sua vida!

P.s: É justamente por tantos equívocos que a paixão nos causa que prefiro o AMOR. Prefiro amar a vida e as coisas que ela me ofertou, sem máscaras e sem faz de conta. Paixão? Só se for pra vida toda. Essa é a minha opção e a sua?


I Coríntios 13:

"Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa, ou como o címbalo que retine..."
"O amor é paciente, é benigno, o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece, não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal, não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade,
TUDO SOFRE, TUDO CRÊ, TUDO ESPERA, TUDO SUPORTA.... O AMOR JAMAIS ACABA...."

domingo, 28 de agosto de 2011

Paz


Incrível como você pode desprender-se do passado em apenas um "click", em um passe de mágicas produzidos pelo que há disponível no ambiente de entretenimento virtual.

Por diversas vezes me peguei questionando os porquês de tantas coisas. Sabe essas coisas de mulher, porquê isso, porquê aquilo, dialeticamente falando. Uma enorme curiosidade de analisar o perfil, personalidade e características "físicas" peculiares do meu "passado".Fazer algumas comparações e com aquele olhar crítico que somente "nós" mulheres temos em comum.


E tudo veio à tona em questões de segundos. Bummm!! Tudo se esclareceu e resolveu-se. E pasmem "nem tudo é o que parece ser”. As aparências enganam e tudo é muito relativo. 

Como uma boa foto para ser tirada, depende um bom fotográfo ou bom amador, uma ótima resolução, câmera, ângulo e da posição em que tomamos para tirá-la.  E posso afirmar com precisão que uma boa “presa” para ataque de certos "animais" é aquela mais fragilizada, carente e desprovida de personalidade, beleza e amor próprio.Um prato cheio para jogos de mentira e de sedução.


"O passado serve para evidenciar as nossas falhas e dar-nos indicações para o progresso do futuro".(Henry Ford)

E como tudo era novidade há tempos atrás, agora virou assunto do passado para ser enterrado e nunca mais mexido ou revirado. Pois não vale a pena, olhar para certas coisas e se martirizar quanto ao óbvio e o abominável. Existem coisas que não valem a pena reviver e essas é uma delas.

Achei esse texto que condiz com a minha realidade de vida hoje e gostaria de compartilhar com vocês.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Fases



Puede sí pasar años, pero sí tu no maduró con el tiempo, puedes caer el en mundo a cualquier momento, con la mentalidad de un niño y con la edad y responsabilidad de un adulto.

Cada persona trae o carga consigo una filosofía de vida, conforme la enseñanza de vida de sus padres o la experiencia de tantos años valerosos vividos. Estos rasgos distintos en cada persona es que van definir su destino y como va vivir las distintas fases de su vida.

Como se puede observar hay distintas fases: nacimiento como adolescencia, crises de existenciales y de personalidad, fase de reconocimiento y valoración de la libertad y algunas que retroceden al juicio de valores morales cuando se refiere a la edad. 



Algunas chicas eligen su primer amor con sus 15 años, enamoran se y luego casase, adelantando la fase encantadora de su vida, la adolescencia. Otras viven esta fase aprovechando cada minuto, pero no encuentran al final una pareja para enamorarse. Y así sigue la vida, privilegiando algunas y otras no, creando filosofías de vida. 

Lo más importante que quiero mencionar es como tú debe estar atento y tener conocimiento e opinión cerca de lo que a vida va te ofertar de buen y malo.

Hay personas que vas conocer que crees que lo más importante es aprovechar la vida sin responsabilidad, gastando todo lo que tú tienes en una noche. Hay otras que creen que el suceso de la vida es besar todos los hombres guapos o “finos” de una fiesta, saltar de un avión, viajar solo con el pasaje de ida para algún sitio, etc.

Cosas que son pasajeras en nuestras vidas y que para otras sirven de propaganda de afirmación, realización y felicidad. Una ideología vendida  por las grandes marcas de cigarrillos, donde tenemos que vivir el lado buen de la vida, viviendo todo el día como se fuese el último día de su vida.



Imagina ¿cómo sería el mundo se todos viviesen esto tipo de ideología? Todos sacando su dinero e gastando todo en un único día, en un viaje, en una noche caliente o en una fiesta. O hasta mismo donando su dinero a los pobres y pasando a vivir como los hippies, solo PAZ e AMOR!

Estamos viviendo estos crises existenciales debidos la falta de información, educación y esclarecimiento cerca de las cosas. Antiguamente las personas utilizaban el testimonio de los fracasos y éxitos de los ancianos y viejos de la sociedad como ejemplo a ser seguido. Hoy esto no existe más, se perdió con el tiempo.  

La inversión de valores es moda y todo que se tenía de buen ya se fue. Interesante es que los practicantes de esta ideología con el tiempo se pierden, desisten o abandonan esta vida. ¿Por qué ya que es tan buen vivir así?  Cabe a ti reflejar al respecto. 



La filosofía de tu vida está en tus manos y solamente tú podrás elegir la dirección de tu vida.

Así como los ojos de los murciélagos se ofuscan a la luz del día, de la misma manera a la inteligencia de nuestra alma la ofuscan las cosas evidentes. (Aristóteles)


[Fabíola Belleza]

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Merecimento


Nasceste no lar que precisavas.

Vestiste o corpo físico que merecias.

Moras onde melhor Deus te proporcionou, de acordo com teu adiantamento.



Possuis os recursos financeiros coerentes com as tuas necessidades, nem mais, nem menos, mas o justo para as tuas lutas terrenas.

Teu ambiente de trabalho é o que elegeste espontaneamente para a tua realização.

Teus parentes, amigos são as almas que atraíste, com tua própria afinidade
.



Portanto, teu destino está constantemente sob teu controle.

Tu escolhes, recolhes, eleges, atrais, buscas, expulsas, modificas tudo aquilo que te rodeia a existência.

Teus pensamentos e vontade são a chave de teus atos e atitudes são as fontes de atração e repulsão na tua jornada vivência.




Não reclames nem te faças de vítima.


Antes de tudo, analisa e observa.



A mudança está em tuas mãos.

Reprograma tua meta, busca o bem e viverás melhor.


Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim.

[Chico Xavier]

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

A Alma do Mundo


Quando você conseguir superar graves problemas de relacionamentos, não se detenha na lembrança dos momentos difíceis, mas na alegria de haver atravessado mais essa prova em sua vida. 



Quando sair de um longo tratamento de saúde, não pense no sofrimento que foi necessário enfrentar, mas na benção de Deus que permitiu a cura.

Leve na sua memória, para o resto da vida, as coisas boas que surgiram nas dificuldades.
Elas serão uma prova de sua capacidade, e lhe darão confiança diante de qualquer obstáculo.



Uns queriam um emprego melhor;
outros, só um emprego.

Uns queriam uma refeição mais farta;
outros, só uma refeição.



Uns queriam uma vida mais amena;
outros, apenas viver.

Uns queriam pais mais esclarecidos;
outros, ter pais.

Uns queriam ter olhos claros; outros, enxergar.

Uns queriam ter voz bonita; outros, falar.

Uns queriam silêncio; outros, ouvir.

Uns queriam sapato novo; outros, ter pés.

Uns queriam um carro; outros, andar.



Uns queriam o supérfluo;
outros, apenas o necessário.

Há dois tipos de sabedoria:
a inferior e a superior.



A sabedoria inferior é dada pelo quanto uma pessoa sabe e a superior é dada pelo quanto ela tem consciência de que não sabe.

Tenha a sabedoria superior. Seja um eterno aprendiz na escola da vida.
A sabedoria superior tolera, a inferior julga;
a superior alivia, a inferior culpa;
a superior perdoa, a inferior condena. 



Tem coisas que o coração só fala para quem sabe escutar!

(Chico Xavier)

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Dona Cila


De todo o amor que eu tenho
Metade foi tu que me deu
Salvando minha alma da vida
Sorrindo e fazendo o meu eu

Se queres partir, ir embora
Me olha da onde estiver
Que eu vou te mostrar que eu to pronta
Me colha madura do pé

Salve, salve essa nega
Que axé ela tem
Te carrego no colo e te dou minha mão
Minha vida depende só do teu encanto
Cila pode ir tranquila
Teu rebanho tá pronto

Teu olho que brilha e não para
Tuas mãos de fazer tudo e até
A vida que chamo de minha
Neguinha, te encontro na fé

Me mostre um caminho agora
Um jeito de estar sem você
O apego não quer ir embora
Diaxo, ele tem que querer

Ó meu pai do céu, limpe tudo aí
Vai chegar a rainha
Precisando dormir
Quando ela chegar
Tu me faça um favor
Dê um manto a ela, que ela me benze aonde eu for

O fardo pesado que levas
Desagua na força que tens
Teu lar é no reino divino
Limpinho cheirando a alecrim