terça-feira, 28 de junho de 2011

Fim.


Já reparou ultimamente a frequência de fenômenos e catástrofes naturais? A natureza parece agora mostrar quem manda nesse infinito mundo, com seus habitantes perversos, egoístas, capitalistas e cada vez mais consumistas.

Todos os dias produzimos toneladas de lixo, compramos muito mais que usamos, desperdiçamos nossa preciosa água potável e energia elétrica, ao ponto de sermos abastecidos por usinas nucleares para conter a demanda exorbitante. Não somos nada sem o petróleo e gás, ao ponto de se fazer guerra para ocupação de território dos principais fornecedores de tal matéria prima e liderar o mercado consumidor. Parecemos um câncer frente às defesas do corpo humano. Dilacerando e atropelando todas as barreiras possíveis existentes.
Não plantamos árvores, porem as desejamos como móveis de decoração e para consumo diário em nosso ambiente de trabalho através do papel. 



Não reciclamos como deveríamos e lideramos no consumo de papelaria. Andamos mais de automóvel e motocicleta, produzindo cada vez mais monóxido de carbono.
O mundo enlouqueceu e logo perdeu a sua essência. Hoje recitar os versículos da bíblia é moda. Temos mais igrejas e menos Deus e Amor entre nós.  Ter uma família (com direito a pai e mãe juntos) é sinônimo de frustação. A promiscuidade virou rotina e é cult. Amor é cafona, sinceridade é careta, pudor é ridículo, sentimento é bobagem. 

“Gordura é pecado mortal. Ruga é contravenção. Roubar pode envelhecer não. Estria é caso de polícia. Celulite é falta de educação. Filho da puta bem sucedido é exemplo de sucesso.Uma sociedade de adolescente anoréxicas e bulímicas, de jovens lipoaspirados, turbinados, aos vinte anos não é natural. Não é não pode ser. Que as pessoas discutam o assunto. Que alguém acorde. ( A sensatez, Herbet Viana)  



 Trair por motivo torpe serve como argumento para brigas, entre namorados, esposas e maridos. Matar seus próprios pais, mães e irmãos passou a normalidade e “desejar” criancinhas não se houve mais só nos contos de Chapeuzinho Vermelho (pedofilia). Corrupção, roubo e politica andam de mãos dadas. As guerras iniciam-se num pisca de olhos, seja ela por religião, rixa ou até mesmo poder. Sentimo-nos no direito de tirar a vida de quem não gostamos ou até mesmo de quem nos machucou em um passado longínquo.



Some todas essas agressões todos os dias praticadas contra essa linda mãe natureza, criada por nosso criador. Você suportaria todo dia ser espancada, quebrada e machucada depois de tanto servi-nos? Pra quem acredita que sofrimento não é eterno, pode-se apostar que sim, pois existem cicatrizes imperceptíveis ao nosso olhar e que um dia resolvem dar um basta a tanta angústia. E a natureza esta ai bem nítida e perceptível aos nossos lindos olhos.

Rogar a Deus e pedir-lhes desculpas não resolve. Dar uma boa samaritana, fazendo doações para impressionar as pessoas ao seu redor com suas boas atitudes, também não está com nada. Isso geralmente tem ocorrido. “Não adianta ir pra igreja rezar e fazer tudo errado”.

Pois não existe ninguém melhor para nos conhecer verdadeiramente.Presentei-lhe com o que há de melhor em você, plante uma linda árvore, regue o jardim do seu coração com o arrependimento dos mal atos praticados, semeando o seu exemplo de uma vida digna e sem vícios.Você não é melhor que ninguém e nem seus sofrimentos são maiores que a do teu próximo. E perdoe...Jesus  foi traído diversas vezes e nem por isso vingou-se de seus inimigos, pelo contrário deu sua vida por nós.

O incas já previam tudo esses acontecimentos. A bíblia é clara quanto a isso. Só resta você acordar pra vida eterna!

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Pense nisso!




Com a utilização em massa dos recursos oferecidos pela Internet e meios de comunicação, bem como sua praticidade e comodidade, grande parte dos adolescentes e até mesmo adultos estão terminando seus relacionamentos amorosos via e-mail, SMS, msn, Orkut, facebook ou até mesmo um simples telefonema.

Antes mesmo não seria possível ou até mesmo sem lógica terminar um namoro via carta postal. Ou será que já terminavam?

Bom, o interessante é que estes meios que viraram febre, além de nos forneceram uma infinidade de informações, agora servem de aparato para finalizar um caso indelicado, pelo qual você se empolgou e que depois caiu sua ficha da grande roubada que você se meteu.

Outro fato curioso que tem se desenvolvido cada vez mais através da rede é a sua linguagem. Essa semana foi tema de debate a questão dos livros didáticos que foram aprovados pelo MEC e que serão repassados a instituições de ensino. O banimento do certo e do errado.

Será o fim da gramática? Cadê a coesão? E a pontuação?
O internetês virou moda e as “Doras” perdidas em alguma Central do Brasil, perderam-se nesse mundo globalizado e informatizado. As reticências viraram moda e a coesão e coerência foram pro espaço.
Problemas e indagações como esta que me inspiraram a fazer o meu projeto de especialização em linguística. Carta como essa abaixo, que me dão alegria e lamentação, no seu texto e também na essência de sua história. 

Fornecida por uma grande amiga, mas que devido à realidade dos fatos, será apenas conhecida como “A ilusão de Joana.”

Você já terminou algum relacionamento virtualmente? E o que achou da história de Joana?

João, esse tempo todo eu acho q eu agüentei demais, vc sabe o q já sofri com meu ex-marido, e vc chegou na minha vida, e sempre me prometeu, e suas mentiras foi uma atrás da outra.
 Vc sabe bem q tudo q fiz foi porque me apaixonei por vc, nunca consegui me libertar disso, me envolvi demais. E talvez tenha esperado demais de vc, e nunca tive retorno, pra mim não foi um erro, e vc nunca teve consideração comigo, vc não foi homem de conversar comigo e dizer na minha cara q tinha acabado; mas com tudo q aconteceu vc sabe q eu resolvi me afastar pois vc me causou muitos problemas, esse tempo todo eu tive q agüentar sua mulher me perseguindo, me ligandoooo, me ameaçando e querendo me prejudicar, talvez porque ela pense q quero dinheiro, mas vc sabe bem q vc nunca me sustentou e nem ficou me dando dinheiro, inclusive vc sabe q ainda me deve. Mas nunca lhe cobrei, e agora é q não quero mais, essa dívida a vida vai lhe ensinar q as pessoas tem sentimento, e q pisar, humilhar uma mulher, ela pode ser a pior puta do mundo, mas merece ao menos consideração.
Vc nunca acreditou em mim, vc sabe q ela inventou muita coisa, eu nunca fiquei ligando pra ela, nunca ameaçei, nunca marquei encontro com ela, e nunca contei nada pra ninguém, só q agora ela nunca me deixou em paz, talvez por achar q a gente ainda está junto. Mas vc sabe q há muito tempo acabou, estou tentando viver minha vida, ter paz, não vou mais me esconder, tenho q ser o q sempre fui, e me separei exatamente por isso, pra ser livre, fazer o q quero.
 Vc sabe q tenho muita coisa q compromete vc e eu, e nunca fiz nada pra te ameaçar, não tenho porque fazer isso, vc tomou sua decisão, escolheu ficar com sua família, e depois da conversa q eu tive com ela pelo telefone resolvi q não vou ficar mais com medo, vc sempre me fez ter uma imagem dela, e hj eu vejo como vc me enganou muito tempo.
 Ela me pediu provas, e não tenho q provar nada pra ninguém, já passei muito tempo presa a isso tudo, e tenho sofrido muito esse tempo todo, e outra coisa, minha vida não interessa pra ninguém, o q tem no meu Orkut é problema meu, peça pra ela parar de me bisbilhotar, de mandar mensagens e convites no seu nome, e parar de me ameaçar, pois ela já falou até q eu iria perder meu emprego e se eu tivesse q mostrar alguma coisa não seria pelo Orkut, não sou desse tipo, acho q vc ainda não me conhece.
Se vcs resolveram continuar juntos, teve perdão, há confiança, e resolveram esquecer, acho q ela tem q me esquecer e tudo q passou. A única coisa q quero agora é recomeçar minha vida, mesmo ainda gostando de vc, mesmo sofrendo, mas já aceitei q ela é sua esposa, e vc tem uma filha com ela, não quero brigas, nunca quis discutir com ela, nem jogar nada na cara de ninguém, tudo q aconteceu, aconteceu, e acho q os detalhes q ela está querendo saber não sou eu q tenho q falar, nessa história toda sou tão vítima quanto ela.
Não quero ter q partir pra justiça, processar, denunciar, quero evitar mais confusão e problemas, pra vc e pra mim. Sei q errei muito, e agora aprendi com esses erros, só o q sei q relacionamento é confiança, é acreditar no outro, é perdoar, é amar, é respeitar, é ser feliz acima de tudo,e não viver num inferno, e se vc mudou e está tendo tudo isso eu tenho q aceitar, vc sabe q nunca te pressionei pra vc se separar, sempre esperei q vc tomasse essa decisão, pois vc sabe q quando resolvi me separar estava decidida e resolvida pelo q eu estava vivendo e nunca foi pensando q vc iria me assumir.
Vc sabe q sempre fui independente, trabalho, resolvo minha vida, sustento minha filha e tenho muitos objetivos na minha vida e nunca quis depender de homem nenhum, tanto q deixei tudo pra trás, minha casa, minhas coisas pra ir em busca de paz, de ser feliz e ser amada, não me segurei por coisas materiais.
Espero sinceramente q vc reencontre sua felicidade com ela, e q vc e ela sejam felizes, afinal eu sempre te falei q vc gostava muito dela, foi o q sempre vc me demonstrou e não se preocupe tudo q tenho vai continuar guardado a sete chaves, não tenho motivos pra te prejudicar, mas também não quero ser prejudicada em nada, não tenho raiva de vc, e assim como vc está tendo problemas também estou tendo, é só o q peço. 
E por favor, peça pra ela não me procurar mais, não tenho mais nada para falar, vc agora é quem tem q resolver sua vida com ela. Eu estou sofrendo as conseqüências de tudo q fiz, e quero esquecer tudo isso, preciso esquecer pra seguir minha vida em paz e não esqueça q também tenho um filha, assim como vc pensa na sua filha, é só com ela q me preocupo.
Maria.

terça-feira, 7 de junho de 2011

Carências


Quem não gosta de ser amado? Se Receber atenção especial? Quem não gosta de beijo na boca e abraços apertados? Quem prefere a solidão a uma boa companhia?
Nesse mundo maluco e agitado, as pessoas estão se encontrando hoje, se amando amanhã e entrando em crise depois de amanhã.

Uma coisa frenética e louca, que tem feito muita gente que se julgava equilibrada perder os parafusos e fazer muita besteira. Paixão, loucura e obsessão, três dos mais perigosos ingredientes que estão crescendo nos relacionamentos de hoje em dia por causa da velocidade das informações e o medo de ficar sozinho.


As pessoas não estão conseguindo conviver sozinhas com seus defeitos, vícios e qualidades e partem desesperadamente para encontrar alguém, a tal da alma gêmea, e se entregam muitas vezes aos primeiros pares de olhos que piscam para o seu lado.

Vale tudo nessa guerra, chat, carta, agência, festas. É uma guerra para não ficar sozinho. Medo, medo de se encarar no espelho e perceber as próprias deficiências, medo de encarar a vida e suas lutas. Então a pessoa consegue alguém (ou acha que está nascendo um grande amor), fecha os olhos para a realidade e começa a viver um sonho, trancado em si mesmo, transfere toda a sua carência para o(a) parceiro(a), transfere a responsabilidade de ser feliz para uma pessoa que na verdade ela mal conhece.



Então, um belo dia, vem o espanto, vem a realidade, o caso melado, o “falso amor” acaba, e você que apostou todas as suas fichas nesse romance fica sem chão, sem eira nem beira, e o pior: muitas vezes fica sem vontade de viver.

Pobre povo desse século da pressa! Precisamos urgentemente voltar o costume “antigo” de “ter tempo”, de dar um tempo para o tempo nos mostrar quem são as pessoas.


[Luís Fernando Veríssimo]