Nosso caráter é o resultado da nossa conduta. (Aristóteles)
Fazendo um resumo encomendado a respeito das escolas filosóficas e a sua utilidade nos dias atuais, me remeti há algumas teorias que carrego comigo e alguns conceitos a respeito do estado comportamental de algumas pessoas e de que como estas costumam transformassem e reagir a determinandas situações ao longo do tempo.
Assim como os políticos em época de eleições, bonzinhos, moralistas, éticos e objetivos. Chapeuzinhos Vermelhos diante do lobo mau (oposição política ou governo), santa inocência!!. Sem mencionar a incrível biografia repassada por testemunho de familiares, amigos e conhecidos nas reuniões marcadas e realizadas nos fundos de alguns quintais de qualquer residência pertencente a qualquer comunidade carente ou rica desse imenso país. Um verdadeiro show de emoção, sensacionalismo e comoção geral. Algumas muitas vezes com show pirotécnico. É de se arregalar os olhos!Ohhhh!
No Brasil, eleição é negócio e o voto é a mercadoria mais valiosa da favela.
(Coronel Nascimento -Tropa de Elite 2)
Chegada a hora do veredito final, data marcada e contagem de votos iniciada. Horas depois sai o resultado. Se o objetivo foi alcançado, esqueça tudo o que presenciou. Se a reunião foi em sua casa, se você participou junto dessa campanha, das promessas que ouviu, das emoções juntos vividos e trabalhados para a realização desse sonho e que ficaram cravejadas em sua memória. O marketing reina e a humildade, gentileza e a amabilidade desaparecem em um passe de mágicas BUM...
Bom e é por isso que existem as classes menos favorecidas, mencionam essas “criaturas” (se é que posso chama-las assim).Sem elas o que seria da política? Da troca e compra dos votos? Da conquista e dominação (dinheiro x miséria). O pão e o circo ainda existe no cenários politico brasileiro. Sim, ainda existe o voto de cabresto em algumas regiões do nosso extenso Brasil. Verdade! Eu que o diga!
Se o BOPE tratasse político corrupto como trata traficante, o Brasil seria uma país melhor. (Coronel Nascimento- Tropa de Elite 2)
Pra quê dar estudo pra este povo? Pra eles se libertarem? Pra denunciarem suas falcatruas, corrupções, ou bandidagem que rola solta? Pra concorrerem com eles mano a mano, podendo até mesmo virarem “expert” nas "escolas" do senado, da câmara, da assembléia e até mesmo de nossos governos e prefeituras. Comparando essa mesma situação com o nosso cotidiano não se muda muito a moral dessa mesma história. Com personas iguais e reais a esses encontrados nas épocas eleitoreiras.
A única verdade é a realidade. (Aristóteles)
Aprendi isso da forma, mas real e cruel possível, vivendo a realidade e decepcionando-me justamente por acreditar ainda na humildade e na ética das pessoas. As pessoas se conrronpem com o sistema. Como diz o nosso ator brasileiro (Wagner Moura) do filme Tropa de Elite mais visto nos cinemas: - O sistema é foda!”.
Incrível como as pessoas mudam, perdem o foco, se deixam levar por uma “misera” gratificação, um salário de confiança, ou um trabalho temporário que possa lhe render um salário acima dos mil reais. Só isso? Costumo questionar-me, justamente por que roubam milhões do nosso sistema de saúde, da educação e agora até mesmo das rodovias. Esse sálarios por eles ofertados são apenas “migalhas” para calar e conquistar aqueles que não tiveram na vida uma oportunidade como essa. De ganhar a vida com um salário bom e digno realizando assim sonhos e orgulhando de ser mais um trabalhador empregado nas estatisticas apresentadas por nossos telejornais diários.
Sendo que na realidade deveriamos fazer o inverso, nos envergonharmos de ganharmos ou trabalharmos para determinados políticos corruptos, ou ainda mais, trabalharmos mais não sermos cumplices, denunciando e não nos deixando corromper. Dando-lhes o exemplo a ser seguido, com respeito ao dinheiro público, com honra, gratidão e compromisso com nosso país que desde as épocas de Cabral vem sendo estorquido e roubado pelos ladrões que assolam nosso Brasil.
Deputado Fraga, metade dos seus colegas aqui nessa casa deveriam estar na cadeia, metade é pouco deputado, aqui tem uns seis ou sete de FICHA LIMPA.
(Coronel Nascimento – Tropa de Elite 2)
As vezes é necessário criarmos filmes com heróis brasileiros para chamar-nos atenção e iniciarmos o combate a “sujeira” existente, mostrando claramente como anda a corrupção em nosso pais e como as pessoas cada dia se submetem a viver na bandidagem, sejam eles esclarecidos ou não. Não precisamos de um Brad Pitt para a interpretação do papel principal, apenas de uma mensagem simples e clara, que possa ecoar e ser entendida pelo grande público alvo. Chega de tanta roubalheira! Chega de tanta miséria! E o que mais me apavora é saber que mais e mais pessoas todos os dias estão se vendendo ao “sistema”.
"Se quiser por à prova o caráter de um homem, dê-lhe poder."( Abraham Lincoln)
Ps. Não sou nenhuma blogueira mercenária querendo estoquir algum humilde e inocente político, essa é apenas uma opinião minha que quero compartilhar no “Meu Cantinho”.