sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Professor


“Se você puder ler isso, agradeça a um professor”. (Anônimo).

Chega à sala e com um simples olhar, tem uma visão geral de tudo o que ocorre. Diagnostica seus alunos através de pequenas folhas e rabiscos que serão lançadas posteriormente em seus planos de classe. Traça o perfil de seu alunado através do bate-papo e do contato estabelecido com todos seus aprendizes.

Para alguns alunos é um ídolo, um ícone ou herói no seu novo mundo, esse que inicia-se agora, o universo escolar,  necessitando-lhes ser imitado e copiado no intuito de chamar-nos a atenção. Para outros um tirano, desafiador ou “Caxias”, exigindo atenção e agilidade no cumprimento de seus deveres.

Ser professor é um dom, pois entramos nas casas de milhares de brasileirinhos deste imenso Brasil, através de seus filhos. Marcamos desde a infância até a sua formação profissional, através das mais variadas redes de estudo do nosso imenso país. Quem não se lembra de um professor em especial que marcou sua infância?



“Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”. (Cora Coralina)

Ajudamos com o melhor que temos: a paciência e a dedicação. Somos à base, pontos referenciais do todos, em conjunto com a escola  e sua família. Isso mesmo! Se trabalhássemos em conjunto talvez as coisas não estivessem tão ruins assim, sem contar a falta de materiais e recursos para o bom desenvolvimento de nossas aulas. Ou será que ainda teremos que ficar presos ao quadro branco, lousa e o giz? 

“Diga-me eu esquecerei, ensina-me e eu poderei lembrar, envolva-me e eu aprenderei”. (BenjaminFranklin)
Pena que ainda existem políticos que acreditam que policiais rodoviários federais tenham mais responsabilidades e sejam mais importantes que nossa categoria, basta analisarmos suas remunerações que chega a indignar qualquer médico e quem dirá um simples professor, que os forma para futuramente exercerem esta profissão.

“O amor recíproco entre quem aprende e quem ensinam é o primeiro e mais importante degrau parase chegar ao conhecimento”. (Erasmo)

Todos os conflitos que cercam nossa sociedade refletem em sala. Homossexualismo, preconceito, brigas, violências, drogas, gravidez, depressão, estresse, traumas, etc. Somos psicólogos de nossos alunos, ensinando-os a lidar com as diferenças sejam elas quais forem...
 
Somos além de tudo sua segunda família, uma segunda mãe, tia, melhor amigo(a), etc. E aproveitando a data que se aproxima, venho homenagear a todos os meus companheiros de profissão por este árduo trabalho diário, que nos desmotiva as vezes, mais que nos propicia momentos impares de emoção e satisfação do dever cumprido. Parece que cada obstáculo que encontramos nos motiva, mais e mais a sermos quem somos...
Meros professores de nossa pátria amada!

Feliz Dia do Professor!

Nenhum comentário: