terça-feira, 25 de outubro de 2011

Você é um robô?


Pane no sistema alguém me desconfigurou
Aonde estão meus olhos de robô?
Eu não sabia, eu não tinha percebido
Eu sempre achei que era vivo

Lembro-me quando era criança das fantasias que cercavam meu mundo imaginário quanto ao futuro. Os desenhos da família Jetson me impressionavam e faziam-me viajar e transportar para a era da tecnologia. Os jogos que praticávamos na escola não mexiam tanto com esse mundo imaginário, pois o pega-pega, o esconde-esconde, o jogo de peteca turbinavam minha adrenalina, o suor e a minha pulsação, mas não tocavam tanto nos meus sonhos, no meu subconsciente.

Parafuso e fluído em lugar de articulação
Até achava que aqui batia um coração
Nada é orgânico é tudo programado 

Mas ao contrário do que se imaginava a era robótica já vivia e por incrível que pareça já existia. Pasmem. Ao contrário do que eu pensava os robôs  já estavam à solta por toda parte e somente nós não ainda não os percebíamos, até porque muitas em fases somos nós os robôs. Sim, isso mesmo somos nós os robôs sociais, criados por princípios sem nos questionarmos o por que de tantas coisas impostas, tais como os padrões sociais,beleza, moda, alimentação, comportamento, etiqueta, ideologia, etc.
E eu achando que tinha me libertado
Mas lá vem eles novamente, eu sei o que vão fazer:
Reinstalar o sistema

Sim, desde que nascemos somos influenciados, pela nossa religião, pelo nosso país, pela nossa família, pelos meios de comunicação etc. Sim aqueles ou aquilo que nós mais deveríamos confiar, simplesmente nos implantam um chip assim como os seus pais o fizeram. Fazendo-nos agir como eles querem, como a sociedade pede, como o sistema obriga. O pior de tudo é que criamos um sistema de destruição aos robôs "fora de série" entre essas técnicas estão o preconceito, a censura, a exclusão social, as guerras, mentiras etc.
Pense, fale, compre, beba
Leia,vote, não se esqueça
Use, seja, ouça, diga
Tenha, more, gaste, viva
[Admirável Chip Novo – Pitty]

O mais triste é que essa robotização não é tão moderna quanto se pensa. Se voltarmos um pouco no tempo lembrará-nos das ditaduras militares que vivemos devido ao comunismo que se estendia por nosso território. Ou mais antigamente quando a igreja queimava os tidos hereges apenas por pensarem de maneira diferente, como Joana Darc.

Cedo ou tarde você descobrirá a diferença entre saber o caminho e percorrer o caminho. [Matrix]

E na atualidade o maior método de desligamento do nosso "chip" é a exclusão social, excluindo cada dia mais pessoas pois o capitalismo te faz agir e pensar igual e caso não faça parte desse sistema, será automaticamente deletado, xingado, zuado, e é nesse momento que você tem duas escolhas entrar na depressão e tentar se tornar um novo robô. Caso não aceite nade contra corrente, busque fazer a diferença, prove o seu verdadeiro valor como o pessoal da CUFA ( Central Única das Favelas).

Eu lhe mostro a porta, mas é você que tem que atravessá-la. [Matrix]

Vamos nos transformar em robôs fora de série, transformar nosso mundo em algo descente para se viver e conviver, pois a realidade é visível a todos os olhos, pena que nem todos a conseguem enxergar.

 [Fabíola Freitas]

Nenhum comentário: